Maia AC passa de 4º para 2º no campeonato nacional Estrada e de 3º para 2º no nacional longo de corta-mato

A Federação Portuguesa de Atletismo divulgou ontem quatro decisões do Conselho de Disciplina que castigam em dois anos os atletas Rui Teixeira (Maratona) e Marco Morgado (CUA Benaventense), por EPO, e José Rocha (Maratona), por anomalias no “passaporte biológico”; e, em um ano o lançador António Vital Silva (Benfica), por três faltas nos locais indicados como de treino para testes surpresa. Enquanto os casos deste, de Rui Teixeira e José Rocha já eram conhecidos, o de Marco Morgado não tinha ainda vindo a público. Trata-se de um atleta que surpreendeu em 2011 (2.º no Nacional de Corta-Mato) e 2012 (3.º no Nacional de Estrada), embora depois tenha “desaparecido” dos lugares cimeiros.”

(in: jornal record, 18 julho2013)

Face à divulgação dos casos de doping e dos protagonistas envolvidos fazem com que as classificações dos campeonatos nacionais de estrada (Lisboa, janeiro 2013) e nacional de cross longo (Torres Vedras, março 2013) sofram um reajustamento, e  a reposição da verdade desportiva, das respetivas classificações, em virtude das desclassificações dos atletas em causa e que pertencem respetivamente ao Maratona Clube de Portugal e CU Benaventense. Assim, e face a estes acontecimentos, o Maia AC que tinha sido 4º no nacional de estrada passa a 2º e vice-campeão de estrada de 2013, o mesmo acontecendo ao nacional de corta-mato longo que passa de 3º a 2º e vice campeão nacional de corta-mato coletivamente.

A direção não se regozija com esta situação pois,  é sempre lamentável estas “descobertas” e que só mancham a imagem da modalidade, no entanto,  entendem os órgãos sociais do clube que este facto repõe, de alguma maneira, a verdade desportiva e um premio a um clube pequeno, nos seus recursos, mas grande na forma como vai à luta em todas as competições.

Retificação face à divulgação da FPA:

Campeonato Nacional de Estrada, Lisboa, janeiro 2013

Maia AC –  4ª classificada passa a Vice Campeã Nacional face à desclassificação dos atletas: José Rocha e Marco Morgado.

Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, Torres Vedras, Março 2013

Maia AC – 3ª classificada passa a Vice Campeã Nacional face à desclassificação do atleta: José Rocha.

Maia, 18 Julho 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s